quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Empório do Café - A floração da lavoura e o "terrois"

Em homenagem a chegada da primavera, eu trouxe estas lindas imagens de uma bem cuidada lavoura de café, que mais parece um jardim. Sim, pode acreditar, esta imagem é de um cafezal.


Toda o planejamento e cuidado da lavoura do Empório do Café começa aqui. Em deliciosas conversas com a Gabriela, ela nos conta que o ano fica mais feliz quando a plantação fica florida. Todo esforço, cuidado e preocupação com a safra, são compensados nestes momento.

Eu morro de vontade de visitar um cafezal assim, dizem que fica um perfume muito especial, mas a floração dura poucos dias. A floração acontece nos meses de setembro, outubro e novembro.

O Empório do Café seleciona os grãos que servimos na Sweet Gift, em toda região do Sul de Minas que tem um "terrois" diferenciado e muito valorizado. Com um microclima caracterizado por temperaturas amenas entre 18ºC e 20ºC e altitudes elevadas de até 1.400 metros acima do nível do mar, devido às cadeias montanhosas, o que proporciona uma bebida em geral doce e encorpada, de aroma frutado e acentuada acidez.




Afinal, o que é "terroir"?

"Terroir (terroar) é uma palavra francesa sem tradução em nenhum outro idioma. Significa a relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê."

Guide Larousse - FranceTraduzido gentilmente por Dr. Mário Brenno Pilleggi

"Se eu não tivesse morado na França, escrever sobre terroir seria certamente mais fácil: eu teria menor consciência da complexidade do termo. É que o terroir - o efeito terroir, os produtos de terroir e o gosto do terroir fazem parte da cultura daquele país, impregnando naturalmente seus habitantes desta noção complexa, o que não acontece com os não nativos."

Artigo de mídia publicado no Jornal Bon Vivant e disponibilizado no site da Embrapa Uva e Vinho http://www.cnpuv.embrapa.br/publica/artigos) em 15/05/07.
TONIETTO, J. Afinal, o que é Terroir? Bon Vivant, Flores da Cunha, v. 8, n. 98, p. 08, abr. 2007.

O conceito de "terrois" se aplica ao vinho, ao café, ao chocolate e até produtos de arte com certas características de design. Complexo? Não, quando você tiver a oportunidade de provar uma bebida de diferentes "terrois" vai entender com muita facilidade o que é difícil de explicar.

Venha homenagear a primavera experimentando um delicioso café gourmet, proporcionado por nossa terra abençoada.

Sega bem-vinda primavera!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo em nossa loja!
Entre e fique à vontade. Mas não esqueça: Gentileza gera gentileza, já dizia o Profeta Gentileza!

Related Posts with Thumbnails